Túnel de Vento foi projetado especialmente para auxiliar no estudo da aerodinâmica e suas forças relacionadas. Pode ser utilizado por várias Engenharias como Mecânica, Civil, Naval, Aeronáutica, entre outras.

 

Tendo ar o fluído de trabalho, este equipamento possui uma configuração linear de circuito aberto e seu fluxo é induzido por exaustão.

 

Onde a velocidade do som é de 343 m/s a 20oC. Sendo a velocidade máxima no interior da seção de testes de 36m/s o túnel é classificado como subsônico, com número de Match igual a 0,1.

 

Os estudos podem ser realizados de forma quantitativa através da medição da força de arreste e velocidade, ou de forma qualitativa empregando métodos de visualização como fios de lã e injeção de fumaça. 

 

Afim de melhorar a experiência o equipamento possui iluminação com ajuste de cor e intensidade.

 

Visando uma melhor compreensão dos alunos e facilitando a tarefa do educador a bancada é comandada pelo usuário através de um software interativo capaz de gerar instantaneamente as curvas do experimento em andamento, além de possibilitar a sua exportação para Excel para análise posterior.

 

Deste modo, é possível tornar o aprendizado mais dinâmico, atrativo e acima de tudo extremamente eficiente pela visão geral dos efeitos aerodinâmicos. Ainda, após os experimentos os resultados poderão ser comparados com resultados contidos nas bibliografias.

 

O Túnel de Vento é fabricado utilizando-se materiais de grande durabilidade, aumentando sua vida útil e necessitando de mínima manutenção. Sua estrutura, difusor e contração são construídos em aço com pintura eletrostática e montado com parafusos em inox que protegem contra corrosão.

 

Possui pés anti-vibração e reguláveis, tela retificadora de fluxo em aço e colmeia fabricada em policarbonato. Um exaustor de 4CV fabricado com pás de alumínio gera o fluxo de ar, possuindo grade de proteção na entrada e saída para proteção dos usuários.

 

A seção de testes é fabricada em acrílico cristal com seção de testes transversal de 400mm x 400mm, possibilitando uma ótima visualização e também fornece grande rigidez ao túnel. Possui uma tampa traseira com quatro travas e em seu centro uma peça em alumínio para montagem de perfis de asa, cilindros, etc.

 

Para a medição das forças está instalada uma célula de carga fixa em uma base em alumínio com um gabarito de furos M6 x 20mm para fixação do modelos. A medição de velocidade é realizada pelo tubo Pitot que possui uma régua de indicação de posição e trava.

 

Na saída da contração está posicionada uma máquina de fumaça com tubo de injeção multifuros com posicionamento automático. E para melhorar a visualização da fumaça na parte superior da seção de testes está instalada uma régua RGB de iluminação.

 

No painel de comando auxiliar possui os botões reset, liga, desliga e de emergência, além da IHM touch screen e uma entrada USB. Já no painel de comando principal está instalado um sensor de temperatura e a chave geral.

Túnel de Vento Didático

  • Marca: DataSonic
  • Código: TÚNEL DE VENTO DIDÁTICO