Solicite uma cotação
Compre pelo Whatsapp 83 9 8795.5450

Osciloscópio Digital

Osciloscópio Digital

Osciloscópio Digital

O que são osciloscópios?

O osciloscópio digital é o aparelho essencial quando da medição dos parâmetros elétricos que você está analisando. O osciloscópio é como o monitor cardíaco dos seus aparelhos elétricos, acompanhando o seu estado de funcionamento, e, sem ele, você deixa de medir de forma precisa diversas características importantes.


O que é a largura de banda de um osciloscópio?

Todos os osciloscópios possuem uma resposta de frequência advindo de um filtro passa-baixa, que mantém as frequências mais baixas e eliminam as mais altas. A maioria dos osciloscópios com especificações de largura de banda de 1 GHz ou menos normalmente têm o que é chamado de resposta gaussiana, que exibe um roll-off lento característico que se inicia aproximadamente em um terço da frequência de -3 dB. Osciloscópios com especificações de largura de banda maiores que 1 GHz normalmente apresentam uma resposta de frequência bem mais plana, com uma característica de corte mais nítida.

Confira o artigo completo em nosso blog.


O que é uma ponta de prova diferencial?

Os usuários de osciloscópios muitas vezes precisam fazer medições flutuantes nas quais nenhum dos pontos de medição tem o potencial de um ponto de terra. Uma medição padrão de osciloscópio, no entanto, é na verdade a medição da diferença entre o ponto de teste e o ponto de terra. Conectar diretamente o outro ponto de teste ao terra é indesejável. Uma solução popular é o teste com a diferença entre as pontas, ou "A-B". Usar uma ponta de prova diferencial é uma solução muito melhor. 

Veja com mais detalhes em nosso blog.


O que é fator de escala? Qual a sua importância?

Mais do que se preocupar com os componentes, escolher a largura de banda correta e possuir um processamento adequado de memória, considerar a escala adequada na verificação dos resultados é mais um fator importante no sucesso da sua análise. Ao escolher a escala errada em seu osciloscópio, você pensará que o seu resultado estará correto, porém, não será bem por aí. A escala é a proporção matemática de dimensões que relaciona a fonte ao objeto real. Especificar a escala correta vai te dar uma leitura correta dos dados obtidos.

Confira mais na matéria em nosso blog.


O que são os modos de aquisição de um osciloscópio?

Os modos de aquisição são algoritmos de amostragem refinados. Variando a taxa de amostragem do conversor no osciloscópio de analógico para digital (ADC) e plotando ou combinando seletivamente pontos de amostras, diferentes características de um sinal podem ser observadas. Se você deseja ter confiança nas suas leituras no osciloscópio, precisa entender os pontos fortes e fracos dos diferentes modos de aquisição: normal, médio, de alta resolução e de aquisição por detecção de pico.

Leia nosso artigo completo em nosso blog.


O que são decodificadores de protocolo serial?

Dependendo do tipo de dispositivo que você está testando, pode ser necessário testar determinados barramentos seriais (como CAN e LIN para automóveis e I²C e RS-232 para projetos incorporados). Os osciloscópios podem caracterizar a qualidade analógica desses sinais fazendo medições da camada física. Um gatilho de protocolo pode ajudar a capturar uma instância ou evento específico no barramento, o que é tremendamente útil. No entanto, muitos dos barramentos seriais usados ​​hoje são codificados em formato hexadecimal e podem ser difíceis de entender. Um decodificador de protocolo integrado converte esses eventos em um formato mais útil.

Continue em nosso artigo no blog.


O que são bits ADC e ENOB?

Ambas são especificações de integridade do sinal, mas tão importante quanto o número de bits do sistema conversor analógico-digital (ADC) é o número efetivo de bits do sistema (sistema ENOB). O ENOB do sistema é o número de bits que são verdadeiramente efetivos durante a medição. É seguro argumentar que o ENOB é uma indicação melhor da integridade do sinal, pois leva em consideração o erro do sistema.

Veja mais detalhes em nosso blog.


O que se deve levar em conta ao comprar um osciloscópio?

Dentre várias características, se destacam a largura de banda, o número e a variedade de canais, a taxa de amostragem, a taxa de formas de onda capturadas por segundo, a profundidade da memória, e, em menor grau, o tamanho da tela, as funções matemáticas internas e as interfaces de comunicação.


Quer saber mais?

Nossos especialistas estão à sua disposição para tirar todas as suas dúvidas, comparar preços e por fim, escolher o melhor produto para você. No site é possível encontrar inúmeros modelos de osciloscópios com os mais diversos recursos e configurações e equipamentos relacionados. A Datasonic possui um amplo portfólio e um leque de variados produtos, todos à sua disposição. Aproveite e conheça outros equipamentos de medição que irão complementar o seu projeto.

Fale com nossos especialistas.




Exibindo de 1 a 15 do total de 62 (5 páginas)
Voltar ao inicio