Warning: unlink(../storage/cache/cache.catalog.language.1746955326): No such file or directory in /home/datasonic/public_html/system/library/cache/file.php on line 68 Bancada Didática de Demonstração de Ebulição de Fluxo Controlado por Computador TFEC
Solicite uma cotação Solicite uma cotação
Fale conosco pelo Entre em contato pelo whatsapp Whatsapp

Unidade de demonstração de ebulição de fluxo controlado por computador TFEC , kits educacionais, kit educacional, edibon, ebulicao, demonstracao de ebulicao, fluxo controlado, laboratorio de quimica, quimica

  • Bancada Didática de Demonstração de Ebulição de Fluxo Controlado por Computador TFEC

Bancada Didática de Demonstração de Ebulição de Fluxo Controlado por Computador TFEC

    Preço sob
    consulta

A unidade TFEC tem como componente principal um tubo experimental feito de dois tubos concêntricos de vidro.


Nestes tubos, dois fluidos fluem em corrente cruzada: refrigerante, que flui por convecção e de forma ascendente através do tubo interno, e água quente, que flui de maneira descendente através do tubo externo. Esta unidade foi projetada para o uso de gás refrigerante SES36, livre de CFC, compatível com o meio ambiente.

Circuito de refrigerante:

 O circuito principal será onde os diferentes estágios do fluxo bifásico serão visualizados pelo aluno. Este circuito é composto por:

 - Tubo concêntrico de vidro interno, onde o líquido refrigerante flui.

 - Válvula reguladora do fluxo de entrada para o tubo experimental.

 - Câmara de condensação, que é complementada com um sensor de pressão absoluta que permite determinar a presença de ar no sistema, uma válvula de segurança para protegê-lo de possíveis sobrepressões. Com um sensor de temperatura, a temperatura do refrigerante no tanque será visualizada. Outro sensor de temperatura mostra a temperatura do vapor saturado na câmara de condensação.

Circuito de aquecimento:

 Basicamente, este segundo circuito é composto por:

 - Tubo concêntrico de vidro externo, através do qual a água quente flui para transferir o quente para o fluido interno do tubo.

 - Banho termostático, com resistência de 600W. Aquece a água no tanque.

 - Bomba centrífuga para recirculação.

A energia elétrica consumida pela resistência é controlada, a partir do computador, pelo PID sobre a temperatura do banho.

A transferência de calor pode ser avaliada porque existem dois sensores de temperatura no líquido refrigerante, na entrada e na saída dos tubos concêntricos.

Finalmente, a câmara de condensação possui uma válvula de segurança. Também pode ser usado se quisermos realizar a operação de carga de refrigerante.

Esta Unidade Controlada por Computador é fornecida com o Sistema de Controle de Computador EDIBON (SCADA) e inclui: A unidade própria + uma Caixa de Interface de Controle + uma Placa de Aquisição de Dados + Pacotes de Software de Controle e Aquisição de Dados por Computador, para controlar o processo e todos os parâmetros envolvidos na o processo.


POSSIBILIDADES PRÁTICAS:


 1.- Demonstração visual dos diferentes tipos de fluxo de ebulição.

 2.- Relação entre pressão e temperatura.

 3.- Condensação do filme.

 4.- Observação de:

 Fluxo líquido monofásico.

 Ebulição sub-resfriada.

 Fluxo borbulhante.

 Regime de lesmas.

 Fluxo anular.

 Filme fervendo.

 Caudal (névoa).

 Fluxo de vapor monofásico.

 5.- Demonstração de um processo de aquecimento acompanhado de formação de vapor dentro de um tubo, incluindo:

 Circulação promovida por convecção natural.

 Nucleação em líquido sub-resfriado e saturado.

 Transferência de calor por convecção para líquido sub-resfriado.

 Slugging.

 Transporte de gotículas.

 Fluxo anular.

 Secar completamente em vapor superaquecido.

 6.- Demonstração do efeito do ar nos condensadores.

 7.- Demonstração de fluxo bifásico com aumento do teor de vapor.

 8.- Efeito da vazão no processo de evaporação.

 9.- Efeito da temperatura no processo de evaporação.

10.- Efeito da pressão no processo de evaporação.

Possibilidades práticas adicionais:

11.- Calibração dos sensores.

Outras possibilidades a serem feitas com esta unidade:

12.- Muitos estudantes veem os resultados simultaneamente.

 Visualizar todos os resultados em tempo real na sala de aula por meio de um projetor ou um quadro branco eletrônico.

13.- Controle Aberto, Multicontrole e Controle em Tempo Real.

 Esta unidade permite intrinsecamente e / ou extrinsecamente alterar o alcance, ganhos; parâmetros proporcionais, integrais, derivados; etc, em tempo real.

14.- O sistema de controle de computador com controle SCADA e PID permite uma simulação industrial real.

15.- Esta unidade é totalmente segura, pois utiliza dispositivos mecânicos, elétricos e eletrônicos e de segurança de software.

16.- Esta unidade pode ser usada para realizar pesquisas aplicadas.

17.- Esta unidade pode ser usada para ministrar cursos de treinamento para indústrias, mesmo para outras instituições de ensino técnico.

18.- Controle do processo da unidade TFEC através da caixa da interface de controle sem o computador.

19.- Visualização de todos os valores dos sensores utilizados no processo da unidade TFEC.

- Ao usar o PLC-PI, mais 19 exercícios adicionais podem ser realizados.

- Vários outros exercícios podem ser feitos e projetados pelo usuário.


ESPECIFICAÇÕES:


Escreva um comentário

Nota: HTML não suportado.
    Ruim           Bom

Perguntas e respostas

Voltar ao inicio