Osciloscópio: Aprenda a largura de banda necessária para aplicações analógicas

Nem toda largura de banda no seu osciloscópio pode ser usada para qualquer aplicação, existem diferenças que precisam ser consideradas quando da utilização em aplicações analógicas e digitais, mas você sabe qual largura de banda necessária para aplicações analógicas? Se não, continua lendo esse artigo que vamos te explicar tudo. Boa leitura!

Anos atrás, a maioria dos fornecedores de osciloscópios recomendava que a largura de banda do seu osciloscópio devia ser pelo menos três vezes maior que a frequência máxima do sinal que está sendo analisado. Embora esse fator “3X” de multiplicação não possa ser aplicado para aplicações digitai, ainda é utilizado em para aplicações analógicas, como modulação RF.

A Figura 1 mostra um teste de resposta varrida (20 MHz a 2 GHz) em um osciloscópio de largura de banda de 1 GHz da Keysight. Como você pode ver, em exatamente 1 GHz, a entrada é atenuada em cerca de 1,7 dB, o que está dentro da limitação de -3 dB que define a largura de banda desse osciloscópio. No entanto, para realizar medições precisas em sinais analógico, você precisa usar o osciloscópio na parte da frequência de banda onde ela ainda é relativamente plana e apresenta atenuação mínima. Em aproximadamente um terço da largura de banda de 1 GHz do osciloscópio, o mesmo praticamente não apresenta atenuação (0 dB). No entanto, nem todos os osciloscópios irão apresentar esse tipo de resposta.

Figura 1. Teste de resposta de frequência varrida no osciloscópio MSO7104B de 1 GHz de largura de banda da Keysight.

O teste de resposta de frequência varrida mostrado na Figura 2 foi realizado em um osciloscópio de largura de banda de 1,5 GHz de outro escopo fornecedor. Este é um exemplo de uma resposta de frequência não muito plana. As características desta resposta não são nem gaussianas nem maximamente planas. Parece ser “maximamente acidentada” e cheia de picos, o que resultar em uma grave distorção da forma de onda em ambos os sinais analógico e digital. Infelizmente, um osciloscópio com especificações de largura de banda, cuja frequência de atenuação é de 3 dB não vai dizer nada sobre a atenuação ou amplificação em outras frequências. Mesmo em um quinto da largura de banda desse osciloscópio, os sinais são atenuados em aproximadamente 1 dB (10%) nesse osciloscópio.

Figura 2. Teste de resposta de frequência varrida em um osciloscópio de 1,5 GHz de largura de banda de outro fornecedor.

Portanto, nesse caso, seguir a regra prática de 3X não seria prudente. Ao selecionar um osciloscópio, é importante escolher um fornecedor respeitável e preste muita atenção na planicidade relativa da resposta de frequência do escopo. Então, aprendeu um pouco mais sobre a largura de banda necessária para aplicações analógicas e como isso pode influenciar nos seus resultados, bem como em qual osciloscópio você deve comprar? Não é muito complicado e o portal Datasonic, pioneiro em equipamentos tecnológicos de ponta que se destaca pela sua diversidade de marcas, modelos e principalmente preços está a sua disposição para que você possa tirar todas as suas dúvidas, comparar preços e por fim, escolher o melhor produto para você. No site é possível encontrar inúmeros modelos de osciloscópios com os mais diversos recursos e configurações. O portal Datasonic possui um amplo portfólio e um leque de variados produtos, todos à sua disposição. Aproveite e conheça outros equipamentos de medição que irão complementar o seu projeto. O Portal Datasonic está disponível para você 24 horas por dia, 7 dias na semana. Apenas esperando você vir e conferir toda a tecnologia em equipamentos que disponibilizamos para você e sua empresa. Está esperando o que? Visite-nos agora mesmo.

Acesse: www.datasonic.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *