Melhore a coleta de sinal no seu osciloscópio: Compensação da ponta de prova antes do uso

Realizar a análise dos seus sinais no osciloscópio vai te trazer inúmeras e importantes informações. Dessa forma, o processo precisa ser realizado da forma correta e principalmente respeitando as capacidades e metodologias que o seu aparelho impõe. Contudo, nem sempre conseguimos fazer tudo e por vezes acabamos deixando alguns detalhes passarem que no final farão uma diferença significativa na nossa análise. Por isso, nessa sequência de matérias intitulada Melhore a coleta de sinal no seu osciloscópio, iremos dar dicas dos principais pontos que você precisa se ater durante a sua análise. Nessa matéria falaremos sobre a compensação da pontas de prova, você sabe que é isso? E para que serve? Ficou interessado? Então continua ai e boa leitura!

A maior parte das pontas de prova são projetadas para combinar com as entradas de modelos específicos de osciloscópios. Entretanto, há pequenas variações de um osciloscópio a outro e até mesmo entre os canais de entrada de um mesmo osciloscópio.

Usando uma chave de fenda pequena para ajustar a capacitância variável da ponta de prova

Lembre-se de verificar a compensação da ponta de prova na primeira vez que for conectá-la na entrada de um osciloscópio, porque essa ponta pode ter sido ajustada anteriormente para uma entrada diferente. Para esse ajuste, a maior parte das pontas de prova passivas possuem redes de compensação formadas por divisores RC. A compensação da ponta de prova é o processo de ajuste do divisor RC que mantém a relação de atenuação da ponta de prova por toda a sua largura de banda nominal. Se o seu osciloscópio puder fazer a com­pensação automática da performance da ponta, faz sentido usar esse recurso. Caso contrário, use a compensação manual para ajustar a capacitância variável da ponta. A maior parte dos osciloscópios tem um sinal de onda quadrada de referência disponível no painel frontal para a compensação da ponta. Você pode conectar a ponta da sua ponta de prova ao terminal de com­pensação e conectar a saída da ponta na entrada do osciloscópio. Observando o sinal de onda quadrada de referência na tela, faça 0 ajuste na ponta usando uma chave de fenda pequena, de forma que as ondas quadradas no osciloscópio fiquem o mais quadradas possível.

Figura 1-1. O ajuste de compensação corresponde a uma onda perfeitamente quadrada

O diagrama da parte de cima da Figura 1-1 mostra como ajustar corretamente o capacitor de compensação na caixinha na extremidade da ponta de prova. Como podemos ver na figura, você pode ter picos nas tensões máxima ou mínima (overshoot ou undershoot) da onda quadrada quando 0 ajuste de baixa frequência não for feito corretamente. Isso resultará em imprecisões nas frequências altas de suas medições. É muito importante certificar-se de que esse capacitor de compensação está ajustado corretamente.

Se você não calibrar sua sonda na entrada do osciloscópio que estiver usando, poderá introduzir erros significativos de inclinação e amplitude na forma de onda medida. Para falar um pouco mais desse tema, a Melissa da Keysight explica os erros de medição introduzidos por pontas de prova não calibradas. Ela também explica como corrigir esses erros com uma calibração simples. Confere esse conteúdo incrível que vai te deixar sabendo como as pontas não calibradas causam distorção e amplitude imprecisa, as possíveis consequências desse erro de medição e como calibrar facilmente as pontas de prova ativas da Keysight.

Então, aprendeu tudo o precisava sobre esse tema? Aproveita e confere todo o conteúdo e produtos disponíveis no portal Datasonic, pioneiro em equipamentos tecnológicos de ponta que se destaca pela sua diversidade de marcas, modelos e principalmente preços está a sua disposição para que você possa tirar todas as suas dúvidas, comparar preços e por fim, escolher o melhor produto para você. No site é possível encontrar inúmeros modelos de osciloscópios com os mais diversos recursos e configurações e equipamentos relacionados. O portal Datasonic possui um amplo portfólio e um leque de variados produtos, todos à sua disposição. Aproveite e conheça outros equipamentos de medição que irão complementar o seu projeto.

O Portal Datasonic está disponível para você 24 horas por dia, 7 dias na semana. Apenas esperando você vir e conferir toda a tecnologia em equipamentos que disponibilizamos para você e sua empresa. Está esperando o que? Visite-nos agora mesmo.

Acesse: www.datasonic.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *