Melhore a coleta de sinal no seu osciloscópio: Verifique o carregamento da ponta usando duas pontas de prova

Ponta de Prova de Corrente Alta Sensibilidade Keysight N2820A 3MHz 2Ch 50uA

Realizar a análise dos seus sinais no osciloscópio vai te trazer inúmeras e importantes informações. Dessa forma, o processo precisa ser realizado da forma correta e principalmente respeitando as capacidades e metodologias que o seu aparelho impõe. Contudo, nem sempre conseguimos fazer tudo e por vezes acabamos deixando alguns detalhes passarem que no final farão uma diferença significativa na nossa análise. Por isso, nessa sequência de matérias intitulada Melhore a coleta de sinal no seu osciloscópio, iremos dar dicas dos principais pontos que você precisa se ater durante a sua análise. Nessa matéria falaremos sobre o carregamento da ponta usando duas pontas de prova, você sabe que é isso? Ficou interessado? Então continua ai e boa leitura!

Verificação do carregamento da ponta usando duas pontas de prova

Antes de coletar sinais em um circuito, conecte o terminal de sua ponta de prova em um ponto do circuito e depois conecte a sua segunda ponta de prova no mesmo ponto. Em condições ideais, você não de­veria ver nenhuma alteração em seu sinal. Se perceber alguma alteração, a causa é o carregamento da ponta de prova.

Em um mundo ideal, a ponta do osciloscópio seria um fio não intrusive (com resistência de entrada infinita e capacitância e indutância iguais a zero) ligado ao circuito de interesse e ofereceria uma réplica exata do sinal medido. Mas no mundo real, a ponta passa a ser parte da medição e introduz carregamento no circuito.

Para verificar o efeito do carregamento da ponta de prova, em primeiro lugar, conecte uma ponta de prova ao circuito sob teste ou a um sinal degrau conhecido e a outra extremidade à entrada do osciloscópio. Observe a curva na tela do osciloscópio, salve essa curva e a recoloque na tela para que ela permaneça na tela para a compara­ção. Em seguida, conecte outra ponta do mesmo tipo ao mesmo ponto e veja como a curva original é alterada com a conexão simultânea das duas pontas de prova.

Você pode precisar fazer ajustes à sua ponta ou considerar usar uma ponta de prova com menor carregamento para realizar uma medição melhor. Por exemplo, no caso apresentado, o truque foi reduzir o comprimento do condutor de aterramento. Na Figura 1-1, a ligação da ponta com o terra do circuito é feito com um condutor de aterramento comprido, de 18 cm (7”).

Figura 1-1. Carregamento da ponta provocado por condutor de aterramento comprido

Na figura 1-2, a ligação ao mesmo terra do sinal é feita com um condutor de pressão de menor comprimento. As oscilações parasitas (ringing) do sinal pesquisado (curva em roxo) desapa­receram com o uso do condutor de aterramento mais curto.

Figura 1-2. Carregamento da ponta reduzido com o condutor de terra mais curto

Quer aprender um pouco mais sobre o carregamento da ponta de prova do osciloscópio e como ela pode afetar sua medição? Então junte-se à Ally da Keysight enquanto ela revela esse mistério de investigação do osciloscópio, guiando você pelo básico do carregamento da ponta de prova. Ela explica como o efeito desse carregamento pode alterar o sinal real no seu dispositivo e também pode exibir uma visão imprecisa do sinal. Aprenda a enfrentar esses desafios em potencial com as dicas deste vídeo.

Realizar o carregamento de forma corretada das suas pontas de prova é imprescindível para o sucesso dos seus resultados. Aprendeu tudo o precisava sobre esse tema? Então aproveita e confere todo o conteúdo e produtos disponíveis no portal Datasonic, pioneiro em equipamentos tecnológicos de ponta que se destaca pela sua diversidade de marcas, modelos e principalmente preços está a sua disposição para que você possa tirar todas as suas dúvidas, comparar preços e por fim, escolher o melhor produto para você. No site é possível encontrar inúmeros modelos de osciloscópios com os mais diversos recursos e configurações e equipamentos relacionados. O portal Datasonic possui um amplo portfólio e um leque de variados produtos, todos à sua disposição. Aproveite e conheça outros equipamentos de medição que irão complementar o seu projeto.

O Portal Datasonic está disponível para você 24 horas por dia, 7 dias na semana. Apenas esperando você vir e conferir toda a tecnologia em equipamentos que disponibilizamos para você e sua empresa. Está esperando o que? Visite-nos agora mesmo.

Acesse: www.datasonic.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *