Obtenha o melhor do seu osciloscópio: Use o modo de aquisição correto

Se você deseja ter confiança nas suas leituras no osciloscópio, precisa entender os pontos fortes e fracos dos diferentes modos de aquisição: normal, médio, de alta resolução e de aquisição por detecção de pico. Dessa forma você vai configurar o seu osciloscópio de modo que ele realize a leitura dos seus sinais pelos aspectos que você precisa averiguar. Mas, você tem escolhido o modo de aquisição que melhor se aplica às leituras que você tem realizado? Sabe em qual momento se deve usar os diferentes modos de aquisição? Então continua lendo esse artigo e vem descobrir tudo sobre esse mecanismo. Boa leitura!

Os modos de aquisição são algoritmos de amostragem refinados. Variando a taxa de amostragem do conversor no osciloscópio de analógico para digital (ADC) e plotando ou combinando seletivamente pontos de amostras, diferentes características de um sinal podem ser observadas.

Modo de aquisição normal

O modo de aquisição normal é o modo padrão para osciloscópios. As amostras ADC e o osciloscópio dizimam até o número desejado de pontos e plotam a forma de onda.

É melhor usar o modo de aquisição normal para tarefas diárias de depuração, pois fornece uma boa representação geral do seu sinal. É um modo seguro de usar e não possui advertências significativas.

Modo de aquisição de média

O modo de média obtém várias capturas de formas de onda e calcula a média das mesmas. O principal benefício desse modo de aquisição é que ele calcula a média do ruído aleatório no seu sinal; isso permite que você veja apenas o sinal subjacente. O modo de aquisição média deve ser usado apenas com sinais periódicos e com um acionador de osciloscópio estável. Esse modo é ótimo para visualizar ou caracterizar formas de onda periódicas muito estáveis.

A tela à direita é com o modo de aquisição de média e há significativamente mais detalhes visíveis.

Modo de alta resolução

O modo de alta resolução é outra forma de média. No entanto, em vez da média da forma de uma onda, nesse modo é feito uma média ponto a ponto. Essencialmente, o ADC faz uma amostragem excessiva do sinal e calcula a média dos pontos vizinhos. Este modo usa um algoritmo de média de carros em caixa em tempo real que ajuda a reduzir o ruído aleatório. Também pode produzir um número maior de bits de resolução.

O modo de alta resolução não é tão eficaz na redução de ruído aleatório quanto o modo de média discutido anteriormente, mas possui algumas vantagens distintas. Como o modo de alta resolução não depende de várias capturas, ele pode ser usado com sinais aperiódicos e gatilhos instáveis. Isso torna o modo de alta resolução muito melhor que o modo de média para depuração de uso geral.

Modo de aquisição de detecção de pico

O modo de aquisição com detecção de pico funciona de maneira semelhante ao modo de alta resolução. O ADC faz uma amostragem excessiva do sinal e escolhe seletivamente quais pontos exibir. Mas, em vez de calcular a média desses pontos juntos, o modo de detecção de pico escolhe os pontos mais alto e mais baixo e plota os dois. Isso é útil porque pode fornecer informações sobre pontos extraordinariamente altos ou baixos que poderiam estar ocultos. O modo de detecção de pico é melhor usado para detectar falhas ou visualizar pulsos muito estreitos.

Quer aprender um pouco mais sobre os modos de aquisição então confere esse tutorial rápido da série O Guru de 2 minutos da Keysight que fala sobre modos de aquisição

Na tabela abaixo você pode ler um resumo rápido dos modos de aquisição.

Os modos de aquisição podem influenciar de forma significativa a leitura dos seus sinais, dessa forma, optar pelo melhor modo, ou seja, aquele mais propício a contemplar os objetivos da sua análise, certamente farão a diferença para o seu projeto. Aprendeu tudo o precisava sobre os modos de aquisição? Então, aproveita e confere todo o conteúdo e produtos disponíveis no portal Datasonic, pioneiro em equipamentos tecnológicos de ponta que se destaca pela sua diversidade de marcas, modelos e principalmente preços está a sua disposição para que você possa tirar todas as suas dúvidas, comparar preços e por fim, escolher o melhor produto para você. No site é possível encontrar inúmeros modelos de osciloscópios com os mais diversos recursos e configurações. O portal Datasonic possui um amplo portfólio e um leque de variados produtos, todos à sua disposição. Aproveite e conheça outros equipamentos de medição que irão complementar o seu projeto. O Portal Datasonic está disponível para você 24 horas por dia, 7 dias na semana. Apenas esperando você vir e conferir toda a tecnologia em equipamentos que disponibilizamos para você e sua empresa. Está esperando o que? Visite-nos agora mesmo.

Acesse: www.datasonic.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *