Obtenha o melhor do seu osciloscópio: Utilize a escala de sinais corretamente

Mais do que apenas se preocupar com os componentes, além de escolher a largura de banda correta, possuir um processamento adequado de memória, entre outras questões, considerar a escala adequada na verificação dos resultados é mais um fator importante no sucesso da sua análise. Imagine se você realiza uma análise com o seu osciloscópio, mas escolhe a escala errada, você pensará que o seu resultado estará correto, porém, não será bem por ai. A escala é a proporção matemática de dimensões que relaciona a fonte ao objeto real. Especificar a escala correta vai te dar uma leitura correta dos dados obtidos. Mas, você tem escolhido a escala corretamente em suas análises? Sabe da importância desse fator? Então continua nesse artigo e vem descobrir tudo sobre esse mecanismo. Boa leitura!

Escala horizontal

É importante considerar o dimensionamento horizontal ao fazer medições dependentes do tempo. Quando você altera a escala horizontal (tempo por divisão) do seu sinal, também está alterando o tempo total de aquisição do sinal. O tempo de aquisição do sinal, por sua vez, afeta a taxa de amostragem do osciloscópio. A equação que descreve esse relacionamento é:

Taxa de Amostra = Profundidade da Memória / Tempo de Aquisição

A profundidade da memória é um valor fixo e o tempo de aquisição é fixado pela configuração de ajuste de tempo por divisão no seu osciloscópio. À medida que o tempo de aquisição aumenta, a taxa de amostragem terá que diminuir para ajustar toda a aquisição na memória do osciloscópio. É importante ter uma taxa de amostragem apropriada para medições dependentes do tempo (frequência, largura de pulso, tempo de subida etc.)

Sinal de relógio de 100 KHz Aumentando a escala de tensão por divisão

Ambas as telas mostram o mesmo sinal, mas com escala diferente – as medidas resultantes fornecem resultados significativamente diferentes.

Escala vertical

Assim como a escala horizontal é importante para medições específicas de tempo, a escala vertical é importante para medições verticalmente dependentes (pico a pico, RMS, máx, min, etc.). Simplesmente aumentando a escala vertical do sinal, você pode obter uma medição muito mais precisa com um desvio padrão muito menor. Por que o dimensionamento vertical afeta as medições? Assim como as medições horizontais (dependentes do tempo) são afetadas pela taxa de amostragem, as medições verticais (amplitude dependente) são afetadas por bits de resolução.

Já deu pra perceber que utilizar a escala correta durante as suas análises no osciloscópio pode fazer muita diferença no resultado final. É um ponto muito importante que deve ser levado em conta no momento de configuração do aparelho. Não esqueça. Aprendeu tudo o precisava sobre esse parâmetro? Então, confere todo o conteúdo e produtos disponíveis no portal Datasonic, pioneiro em equipamentos tecnológicos de ponta que se destaca pela sua diversidade de marcas, modelos e principalmente preços está a sua disposição para que você possa tirar todas as suas dúvidas, comparar preços e por fim, escolher o melhor produto para você. No site é possível encontrar inúmeros modelos de osciloscópios com os mais diversos recursos e configurações. O portal Datasonic possui um amplo portfólio e um leque de variados produtos, todos à sua disposição. Aproveite e conheça outros equipamentos de medição que irão complementar o seu projeto.

O Portal Datasonic está disponível para você 24 horas por dia, 7 dias na semana. Apenas esperando você vir e conferir toda a tecnologia em equipamentos que disponibilizamos para você e sua empresa. Está esperando o que? Visite-nos agora mesmo.

Acesse: www.datasonic.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *