Melhore a coleta de sinal no seu osciloscópio: Amortecimento da ressonância

Realizar a análise dos seus sinais no osciloscópio vai te trazer inúmeras e importantes informações. Dessa forma, o processo precisa ser realizado da forma correta e principalmente respeitando as capacidades e metodologias que o seu aparelho impõe. Contudo, nem sempre conseguimos fazer tudo e por vezes acabamos deixando alguns detalhes passarem que no final farão uma diferença significativa na nossa análise. Por isso, nessa sequência de matérias intitulada Melhore a coleta de sinal no seu osciloscópio, iremos dar dicas dos principais pontos que você precisa se ater durante a sua análise. Nessa matéria falaremos sobre amortecimento da ressonância. Você sabe como realizar esse processo? Ficou interessado? Então continua ai e boa leitura!

A performance de uma ponta de prova é bastante afetada pela forma como ela é conectada. À medida que aumentam as velocidades em seu projeto, você poderá perceber mais overshoot, ringing e outras perturbações ao conectar uma ponta de prova no osciloscópio. As pontas de prova formam um circuito ressonante no ponto em que são conectadas ao dispositivo. Se essa ressonância estiver dentro da largura de banda da ponta de prova do osciloscópio que você estiver usando, será difícil determinar se as perturbações medidas são devido ao seu circuito ou à ponta de prova.

À medida que aumentam as velocidades em seu projeto, você poderá observar mais overshoot, ringing e outras perturbações. Evite a ressonância formada pela conexão da ponta de prova incluindo um resistor de amortecimento na ponta de sua ponta de prova.

Em uma ponta de prova de terminação simples, coloque a resistência apenas no condutor do sinal e tente manter o condutor do terra o mais curto possível. Em uma ponta de prova diferencial, coloque resistores nas pontas dos dois condutores e mantenha esses condutores aproximadamente com o mesmo comprimento. Para determinar o valor desse resistor, primeiro use uma placa de acessório, como a E2655C da Keysight, para introduzir um sinal degrau conhecido no canal do osciloscópio.

Coloque um resistor na ponta da ponta de prova para amortecer a ressonância do fio incluído no circuito.

Em seguida, capture o sinal com o fio que você quer usar, com um resistor na ponta de sua ponta de prova. Quando o valor da resistência estiver correto, você verá um degrau de uma forma muito parecida com o degrau de teste, exceto que este poderá ter uma filtragem passa-baixa. Se houver ringing em excesso, aumente o valor do resistor.

Tendo a entrada da ponta amortecida corretamente, o carregamento/a impedância de entrada nunca cairá abaixo do valor do resistor de amortecimento.

Os acessórios com amortecimento dessa ponta de prova oferecem um modelo de uso flexível, que mantém baixos valores de capacitância e indutância e uma resposta em frequência plana por toda a sua largura de banda especificada. As pontas de prova da série N2750A da InfiniiMode, da série 1156A-58A e da série InfiniiMax usam essa tecnologia de acessórios com amortecimento para oferecer uma performance ótima, porém flexível.

Todas as pontas de prova da série N2750A da InfiniiMode, da série 1156A-58A e da série InfiniiMax usam essa tecnologia de acessórios com amortecimento para oferecer uma performance ótima, porém flexível.

Aprendeu tudo o precisava sobre esse tema? Então aproveita e confere todo o conteúdo e produtos disponíveis no portal Datasonic, pioneiro em equipamentos tecnológicos de ponta que se destaca pela sua diversidade de marcas, modelos e principalmente preços está a sua disposição para que você possa tirar todas as suas dúvidas, comparar preços e por fim, escolher o melhor produto para você. No site é possível encontrar inúmeros modelos de osciloscópios com os mais diversos recursos e configurações e equipamentos relacionados. O portal Datasonic possui um amplo portfólio e um leque de variados produtos, todos à sua disposição. Aproveite e conheça outros equipamentos de medição que irão complementar o seu projeto.

O Portal Datasonic está disponível para você 24 horas por dia, 7 dias na semana. Apenas esperando você vir e conferir toda a tecnologia em equipamentos que disponibilizamos para você e sua empresa. Está esperando o que? Visite-nos agora mesmo.

Acesse: https://datasonic.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *