Melhore a coleta de sinal no seu osciloscópio: Verifique a rejeição no modo comum

Ponta de Prova Ativa Keysight N2797A 1,5GHz Temperaturas Extremas

Realizar a análise dos seus sinais no osciloscópio vai te trazer inúmeras e importantes informações. Dessa forma, o processo precisa ser realizado da forma correta e principalmente respeitando as capacidades e metodologias que o seu aparelho impõe. Contudo, nem sempre conseguimos fazer tudo e por vezes acabamos deixando alguns detalhes passarem que no final farão uma diferença significativa na nossa análise. Por isso, nessa sequência de matérias intitulada Melhore a coleta de sinal no seu osciloscópio, iremos dar dicas dos principais pontos que você precisa se ater durante a sua análise. Nessa matéria falaremos sobre a verificação da rejeição no modo comum. Você sabe o que é isso? Sabe como realizar esse procedimento? Ficou interessado? Então continua ai e boa leitura!

Uma das questões mais mal compreendidas na coleta de sinais é que a rejeição no modo comum pode limitar a qualidade de uma medição. Seja com uma ponta de terminação simples ou diferencial, sempre vale a pena conectar os dois terminais da ponta ao terra do DUT e ver se algum sinal aparece na tela.

Conecte os dois terminais da ponta ao terra e veja se algum sinal é mostrado na tela

Se aparecer algum sinal, ele mostrará o nível de corrupção do sinal provocado por uma baixa rejeição no modo comum. Correntes de ruído no modo comum provocadas por outras fontes que não o sinal medido podem fluir do terra do DUT pelo terra da ponta de prova até a blindagem do cabo da ponta. Fontes de ruído no modo comum podem ser internas do DUT ou externas a ele, como o ruído na linha de alimentação e correntes EMI ou BSD.

Um condutor de aterramento longo em uma ponta de prova de terminação simples pode tornar esse problema bastante significativo. Uma ponta de terminação simples sofre bastante com uma baixa rejeição no modo comum. Pontas de prova diferenciais ativas oferecem relações de rejeição no modo comum muito maiores, tipicamente de até 80 dB (10.000:1).

A ponta de prova diferencial ativa oferece uma relação de rejeição no modo comum muito maior, eliminando efetivamente a corrente de ruído no modo comum.

Verificar a rejeição no modo como pode te dar um norte de como proceder a sua análise, caso os resultados não estejam saindo como esperado. É muito importante ficar atento a esse aspecto, para que o seu trabalho não seja prejudicado. Então, aprendeu tudo o precisava sobre esse tema? Aproveita e confere todo o conteúdo e produtos disponíveis no portal Datasonic, pioneiro em equipamentos tecnológicos de ponta que se destaca pela sua diversidade de marcas, modelos e principalmente preços está a sua disposição para que você possa tirar todas as suas dúvidas, comparar preços e por fim, escolher o melhor produto para você. No site é possível encontrar inúmeros modelos de osciloscópios com os mais diversos recursos e configurações e equipamentos relacionados. O portal Datasonic possui um amplo portfólio e um leque de variados produtos, todos à sua disposição. Aproveite e conheça outros equipamentos de medição que irão complementar o seu projeto.

O Portal Datasonic está disponível para você 24 horas por dia, 7 dias na semana. Apenas esperando você vir e conferir toda a tecnologia em equipamentos que disponibilizamos para você e sua empresa. Está esperando o que? Visite-nos agora mesmo.

Acesse: www.datasonic.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *