Melhore a coleta de sinal no seu osciloscópio: Verifique o acoplamento da ponta de prova

Realizar a análise dos seus sinais no osciloscópio vai te trazer inúmeras e importantes informações. Dessa forma, o processo precisa ser realizado da forma correta e principalmente respeitando as capacidades e metodologias que o seu aparelho impõe. Contudo, nem sempre conseguimos fazer tudo e por vezes acabamos deixando alguns detalhes passarem que no final farão uma diferença significativa na nossa análise. Por isso, nessa sequência de matérias intitulada Melhore a coleta de sinal no seu osciloscópio, iremos dar dicas dos principais pontos que você precisa se ater durante a sua análise. Nessa matéria falaremos sobre o acoplamento das pontas de prova. Você sabe como realizar esse processo? Ficou interessado? Então continua ai e boa leitura!

Tendo a sua ponta de prova conectada a um sinal, mude a posição do cabo da ponta e segure-o em suas mãos. Se a forma de onda na tela apresentar alguma variação significativa, haverá um acoplamento de energia na blindagem da ponta que provoca essa variação.

O uso de um núcleo de ferrita no cabo da ponta de prova pode ajudar a melhorar a precisão da coleta do sinal, pela redução das correntes de ruído do modo comum na blindagem do cabo. O núcleo de ferrita no cabo da ponta de prova cria uma impedância em paralelo com um resistor no condutor. A inclusão do núcleo de ferrita no cabo da ponta de prova raramente afeta o sinal, porque esse sinal passa pelo condutor central e volta pela blindagem; dessa forma, nenhuma corrente do sinal flui pelo núcleo.

O uso de um núcleo de ferrita no cabo da ponta de prova pode ajudar a melhorar a precisão da coleta do sinal

O uso de um núcleo de ferrita no cabo da ponta de prova pode ajudar a melhorar a precisão da coleta do sinal

A posição do núcleo de ferrita no cabo é importante. Por conveniência, você poderia ficar tentado a colocar o núcleo na extremidade do cabo do lado do osciloscópio, o que deixa a cabeça da ponta de prova mais leve e fácil de ser manejada. Entretanto, se o núcleo for colocado nessa extremidade, terá a sua eficiência muito reduzida.

A redução do comprimento do condutor de aterramento de uma ponta de terminação simples pode ajudar em alguns casos. A troca por uma ponta de prova diferencial normalmente é o que mais ajuda. Muitos usuários não entendem que o ambiente do cabo da ponta de prova pode provocar variações em suas medições, especialmente em altas frequências, o que pode levar a frustrações em relação à repetibilidade e qualidade das medições

Aprendeu tudo o precisava sobre esse tema? Então aproveita e confere todo o conteúdo e produtos disponíveis no portal Datasonic, pioneiro em equipamentos tecnológicos de ponta que se destaca pela sua diversidade de marcas, modelos e principalmente preços está a sua disposição para que você possa tirar todas as suas dúvidas, comparar preços e por fim, escolher o melhor produto para você. No site é possível encontrar inúmeros modelos de osciloscópios com os mais diversos recursos e configurações e equipamentos relacionados. O portal Datasonic possui um amplo portfólio e um leque de variados produtos, todos à sua disposição. Aproveite e conheça outros equipamentos de medição que irão complementar o seu projeto.

O Portal Datasonic está disponível para você 24 horas por dia, 7 dias na semana. Apenas esperando você vir e conferir toda a tecnologia em equipamentos que disponibilizamos para você e sua empresa. Está esperando o que? Visite-nos agora mesmo.

Acesse: https://datasonic.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *