Obtenha o melhor do seu osciloscópio: Triggering, a imagem final dos seus sinais

Que o osciloscópio é um aparelho essencial em diversos setores não há dúvidas. Contudo, a variedade de aparelhos e de marca, torna diversa as capacidades e funcionalidades que podem ser inseridas nesse equipamento, e dessa forma, especificando cada modelo e/ou marca do produto para um publico ou uso específico. Todavia, um recurso nesse equipamento é fundamental para que a sua análise resulte em um produto final bem acabado, estamos falando do triggering. Mas, você sabe o que é isso? Então nesse artigo e vem descobrir tudo sobre esse mecanismo. Boa leitura!

O triggering ou disparo do osciloscópio é um dos recursos mais importantes que você precisa entender ao tentar tirar o máximo proveito do seu osciloscópio. É especialmente importante ao tentar fazer medições em muitos dos sinais digitais mais complexos de hoje.

Para que você possa compreender melhor, pensei no disparo do osciloscópio como uma foto que é tirada durante uma corrida de carro. Embora não seja um evento repetitivo, o obturador da câmera deve ser sincronizado com o para-choque dianteiro do primeiro carro de corrida no instante em que cruzar a linha de chegada.

Visualizar formas de onda não disparadas em um osciloscópio é como tirar fotos aleatoriamente numa corrida. Entre o início e o final da corrida, você verá muitos carros de corrida, mas não obterá as informações que realmente precisa.

Usando as configurações padrão de disparo do osciloscópio, o aparelho será acionado em uma borda crescente do sinal. Esse ponto no tempo é mostrado na tela central (horizontal e verticalmente).

Qual canal você deseja usar como fonte; a configuração da tensão no nível do gatilho; em que tipo de borda você deseja desencadear (subindo, descendo); bem como os controles de posição horizontal e vertical, todos podem ser selecionados para ajudar você a adquirir ‘fotos’ do evento exato que está procurando.

No vídeo abaixo você pode conferir um tutorial da série How To (Como fazer) da Keysight Labs, nele você pode aprender como fazer medições do osciloscópio e a usar o Triggering. Dá uma conferida.

Já deu pra perceber que o Triggering é uma ferramenta super importante nos osciloscópios e sem ele o seu resultado não vai ser tão bom. Aprendeu tudo o precisava sobre esse recurso incrível? Então, confere todo o conteúdo e produtos disponíveis no portal Datasonic, pioneiro em equipamentos tecnológicos de ponta que se destaca pela sua diversidade de marcas, modelos e principalmente preços está a sua disposição para que você possa tirar todas as suas dúvidas, comparar preços e por fim, escolher o melhor produto para você. No site é possível encontrar inúmeros modelos de osciloscópios com os mais diversos recursos e configurações. O portal Datasonic possui um amplo portfólio e um leque de variados produtos, todos à sua disposição. Aproveite e conheça outros equipamentos de medição que irão complementar o seu projeto.

O Portal Datasonic está disponível para você 24 horas por dia, 7 dias na semana. Apenas esperando você vir e conferir toda a tecnologia em equipamentos que disponibilizamos para você e sua empresa. Está esperando o que? Visite-nos agora mesmo.

Acesse: www.datasonic.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *