Como determinar a integridade do sinal do osciloscópio: Ruído de base em diferentes Offsets

Osciloscópio Digital de Bancada DSOX2012A

A integridade do sinal continua sendo um tópico importante no mundo da eletrônica. Os projetos de hoje têm margens cada vez menores e taxas de dados crescentes; o que significa que as medições devem ser mais precisas do que nunca. Todo fornecedor de osciloscópio tem algum tipo de tom em torno da integridade do sinal: maior número de bits ADC, menor nível de ruído, taxa de amostragem mais rápida e a lista continua. Embora todas essas especificações sejam importantes, é essencial entender todo o sistema de medição e não basear sua decisão em apenas uma dessas especificações. Educar-se sobre o que cada uma dessas especificações realmente significa para o seu projeto economiza tempo e angústia durante o teste. Por isso, nessa sequência de matérias intitulada Como determinar a integridade do sinal do seu osciloscópio, você saberá exatamente o que precisa procurar para determinar a verdadeira integridade do sinal. Nesta matéria falaremos sobre o Ruído de base em diferentes offsets. Você sabe o que é isso? Ficou interessado? Então continua nesse artigo e boa leitura!

Talvez essa seja uma questão que confunde muitos engenheiros: você sabia que o ruído de base de um osciloscópio muda dependendo de onde o sinal fica na tela?

Quando um sinal está diretamente no centro da tela, é mais provável que você experimente o ruído de base ideal mais baixo. No entanto, dependendo da qualidade do ADC no seu instrumento, você poderá experimentar diferentes níveis de ruído com diferentes desvios verticais na tela. Isso tem a ver com o número de níveis de quantização necessários para exibir nesse deslocamento ou nesse offset.

Isso acontece com todos os osciloscópios, e a diferença realmente é exatamente o quanto isso afeta seu sinal e suas medições. A mudança no ruído é muito baixa na Série S, como você pode ver nas Figuras 1 e 2, mas existem alguns instrumentos de outros fornecedores nos quais esse problema é excepcionalmente ruim.

Figura 1. Ruído no centro da tela
Figura 2. Ruído aumentado na metade superior da tela

É importante analisar o nível de ruído do seu osciloscópio em vários pontos da tela para garantir que isso não afete seu sinal.

Compreender o ruído proveniente do seu dispositivo e o que é proveniente do osciloscópio é fundamental se você deseja um dispositivo totalmente funcional. O ruído vertical geralmente é ignorado, mas pode causar problemas significativos, como erros de medição de amplitude, incerteza na reconstrução da forma de onda, erros de tempo e instabilidade ou formas de onda indesejáveis ​​”gordas”. Quer aprender um pouco mais sobre ruído e desmistificar os mitos sobre a integridade do sinal? Então acompanha o episódio 2 da série Expondo Mitos sobre a Integridade do Sinal, da Keysight Labs, nele você aprenderá sobre o ruído vertical e o que você pode fazer para garantir que não esteja afetando suas medições. Mesmo que o ruído vertical não seja tecnicamente corrigível, é possível medir em torno dele. Confira!

Gostou do conteúdo? Tirou todas as dúvidas? Aproveita e confere todo o conteúdo e produtos disponíveis no portal Datasonic, pioneiro em equipamentos tecnológicos de ponta que se destaca pela sua diversidade de marcas, modelos e principalmente preços está a sua disposição para que você possa tirar todas as suas dúvidas, comparar preços e por fim, escolher o melhor produto para você. No site é possível encontrar inúmeros modelos de osciloscópios com os mais diversos recursos e configurações e equipamentos relacionados. O portal Datasonic possui um amplo portfólio e um leque de variados produtos, todos à sua disposição. Aproveite e conheça outros equipamentos de medição que irão complementar o seu projeto.

O Portal Datasonic está disponível para você 24 horas por dia, 7 dias na semana. Apenas esperando você vir e conferir toda a tecnologia em equipamentos que disponibilizamos para você e sua empresa. Está esperando o que? Visite-nos agora mesmo.

Acesse: https://datasonic.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *